Criatividade para "Criar_idade"
Toda forma de incentivo a criação é um formação de educação, é vital neste mundo de mídias e informações um novo prisma na educação voltado a capacidade criativa e no fazer criativo, tornando-a útil a suas necessidades.
Com a concepção de processo criativo, produto criativo e a pessoa criativa , o educador pode se orientar teoricamente em como trabalhar esta “situação” com seus alunos. Como a pessoa criativa se desenvolve em muitas áreas, tanto psicológicas quanto sociais, é ideal que o professor visualize estas “características próprias” das pessoas criativas, assim ele poderá influenciar diretamente no incentivo/motivação do processo criativo, principalmente na geração dos problemas a serem resolvidos por estas pessoas.
Tais problemas poderão ter ou não funcionalidade, porem quanto mais o professor conseguir gerar problemas usais, mais o educado “exercitará” seu ato criativo.
É fato que quanto mais os educados são indagados a gerarem “respostas” dos problemas, maior capacidade “variante” o mesmo terá, sendo assim de muita valia em sua formação musical, tanto na área da composição, improviso ou mesmo na interpretação musical.
É fato que em muitas escolas e em conservatórios o estudo musical ainda continua sendo direcionada pelo lado teórico sem associação direta com a prática, assim sendo é comum encontrar alunos que consigam tocar muito bem seus instrumentos porem mal conseguem "escrever" sua musica ou consigam improvisar com “liberdade” tonal/modal (sem utilização de patterns pôr exemplo).
Donwload do livro "Cem exercícios de “limpeza dos ouvidos”: http://www.4shared.com/document/UlhCBeoc/Para-uma-educacao-sonora-100-e.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário