segunda-feira, 5 de julho de 2010

Harmonia em Bloco!!!!




Basicamente os caminhos da harmonia, escalas e tensões já trás complicações por “natureza” do assunto. Talvez por tantas vezes a harmonia seja associada apenas à questão teórica o assunto sempre gera “terror” por aqueles que começam seu estudo.

É comum também o estudo de escalas como apenas “técnica”, ou seja, músicos conhecem todas as escalas, e a fazem à 200bpm, porem não existe o conhecimento capaz de aplica - lá em cadências mais complexas.

Durante meu tempo no conservatório fui iniciado a uma das técnicas usadas na Berkeley, para maior “fusão” entre acordes e escalas. Essa técnica é chamada de “harmonia em bloco” e funciona da seguinte maneira:


  • Todo acorde do campo harmônico deve ser executado no instrumento em todas as suas inversões.
  • Todo acorde do campo harmônico deve ser executado no instrumento com todas as notas diatônicas nas “ponteiras”, ou seja, as notas mais agudas.
  • Todo acorde do campo harmônico deve ser executado no instrumento com todas as notas “adicionadas” nas “ponteiras”, ou seja, as notas mais agudas.
Desta maneira os acordes mesmo com tensões “complexas” tornam-se apenas “acordes acompanhando a melodia”, esta associação serve também para as relações que acontecem entre os acordes, facilitando a visualização do movimento das vozes.


No começo o estudo torna-se um tanto monótono porem com a prática pode se gerar possibilidades harmônico-melódicas e servirá de maior entendimento de acordes complexos, e resoluções.

e_T+

2 comentários:

  1. Ola, prazer em conhecer. Sou autodidata e estou tendo dificuldades em encontrar material sobre harmonia, acordes em bloco e outras tantas lições. Sei que tudo é de graça, não posso reclamar, mas para quem estuda musica sozinho fica muito dificil. obrigado. Eliasmduarte@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola, prazer em conhecer. Sou autodidata e estou tendo dificuldades em encontrar material sobre harmonia, acordes em bloco e outras tantas lições. Sei que tudo é de graça, não posso reclamar, mas para quem estuda musica sozinho fica muito dificil. obrigado. Eliasmduarte@ig.com.br

    ResponderExcluir